Abertura de Xadrez
A abertura é a fase da partida que contém o grupo de movimentos iniciais das brancas e das negras. Seqüências consagradas de movimentos iniciais das brancas são denominadas também de “aberturas” e, quando são efetuadas pelas negras, são denominadas de “defesas” e recebem nomes próprios, tais como Abertura Réti ou Defesa Câmara, sendo também catalogadas em obras de referência como a Encyclopaedia of Chess Openings. Existem centenas de diferentes aberturas e defesas, variando imensamente em características, desde o jogo posicional até lances bastante agressivos. Os enxadristas profissionais necessitam de anos de prática e estudo para dominar completamente as aberturas e defesas de seus repertórios e continuam aprimorando esse conhecimento durante toda a carreira, uma vez que a teoria enxadrística sempre está evoluindo com o acréscimo constante de novidades teóricas. Os objetivos estratégicos fundamentais da maioria das aberturas e defesas são bastante similares:
Classificação das aberturas:
*Clique para obter mais detalhes
Nomenclatura das aberturasA maioria das mudanças nas regras do xadrez no final do século XV aumentaram a velocidade do jogo, consequentemente desenvolvendo a importância do estudo das aberturas. Assim, os primeiros livros de xadrez, tais como o texto de 1497 de Luis Ramirez de Lucena apresentam análises de aberturas, assim como Pedro Damiano de Odemira (1512), e Ruy López de Segura (1561). A discórdia de Ruy Lopez com Damiano relativo aos méritos de 2...Cc6 levando a 3.Bb5 (depois de 1.e4 e5 2.Cf3 Cc6) ser nomeado por ele como Ruy Lopez ou Abertura Espanhola. A teoria das aberturas foi estudada mais cientificamente a partir da década de 1840, e muitas variações de aberturas foram descobertas e nomeadas neste período e depois. Infelizmente a nomenclatura das aberturas se desenvolveu ao acaso, e a maioria dos nomes são mais acidentes históricos do que baseados em qualquer sistema.As mais antigas aberturas tenderam a ser nomeadas por localidades geográficas e pessoas. Muitas aberturas são nomeadas pela nacionalidade, por exemplo a Inglesa, Espanhola, Francesa, Holandesa, Escocesa, Russa, Italiana, Escandinava, e Siciliana. Cidades também são utilizadas, tais como Vienna, Berlim, e Wilkes-Barre. O sistema catalão é referência a região da Espanha chamada de Catalunia. Nomes de enxadristas são a mais comum fonte de nomes de aberturas. O nome dado a uma abertura não é sempre o nome do primeiro a utilizá-la, algumas vezes a abertura é nomeada pelo enxadrista que primeiro a popularizou ou publicou uma análise sobre ela. Aberturas eponímicas incluem a Ruy Lopez, Defesa Alekhine, Defesa Morphy, e o Sistema Réti. Alguns nomes de aberturas homenageiam duas pessoas, tais como a Defesa Caro-Kann.
Poucas aberturas têm nomes descritivos, com a Giuoco Piano (Italiana: "jogo calmo"). Descrições mais prosaicas incluem a de Dois Cavalos e Quatro Cavalos. Nomes descritivos são menos que aberturas nomeadas para lugares e pessoas.
Algumas aberturas têm sido nomeadas com nomes imaginários, algumas vezes de animais. Esta prática tem se tornado mais comum no século XX. A maioria das seqüências de movimentos mais tradicionais já foram nomeados, portanto é incomum e recentes este desenvolvimento de aberturas como Orangotango, Hipopótamo, Elefante, e Ouriço.Muitos termos são usados para as aberturas para melhor caracterizá-las. Além do termo Abertura, termos comuns incluem Jogo, Defesa, Gambito, e Variação; termos menos comuns são Sistema, Ataque, Contra-ataque, Contragambito, Revertido e Invertido. Para tornar o assunto mais confuso, estes termos são usados de forma muito inconsistente. Considerando algumas das aberturas nomeadas por nacionalidades: Jogo Escocês, Abertura Inglesa, Defesa Francesa, e Jogo Russo — o jogo Escocês e a Abertura Inglesa são ambas aberturas brancas, a Entretanto estas definições não são precisas, aqui estão algumas observações gerais sobre como elas são usadas. Jogo
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário