sábado, 26 de janeiro de 2013

Temas táticos no Xadrez

Temas táticos no Xadrez

 
Temas táticos são as jogadas que tem por intuito principal o ganho material no jogo, podendo ou não ser acompanhada do sacrifício de uma peça. Existem muitas outras definições teóricas mas, basicamente a tática se aproveita das seguintes situações:
- Um Rei desprotegido: Nesta situação comum ao final do jogo, táticas como o garfo e o espeto são muito utilizadas para a captura de peças inimigas.
- Peças mal protegidas: Quanto mais próximo o final do jogo mas suas peças se tornam valiosas pois a cada perda mais longe estará sua vitória. Não protegê-las pode ser um erro fatal pois serão presas fáceis para táticas como o Zwischenzug. Sobrecarregar peças na defesa, ou protegê-las mal podem ser fatais durante a partida.
- O Rei afogado: Efetuar um simples xeque sobre o Rei inimigo nestas condições decretará sua vitória, mas esteja atento para que o seu monarca também possa fugir caso seja necessário.
As táticas podem envolver várias jogadas para se desenvolver, neste caso também são conhecidas como combinações, mas de uma maneira geral envolvem oportunidades imediatas que aparecem no decorrer do jogo.
Alguns dos principais temas táticos:

- Peão avançado

- Atração

- Mate Gaveta

- Bloqueio

- Captura da Defesa

- Liberação

- Ataque a Descoberto

- Distração

- Rei exposto

- Duplo Ataque

- Peça Pendurada

- Interferência

- Sobrecarga

- Cravadura

- Sacrifício

- Simplificação

- Espeto

- Afogamento

- Peça Encurralada

- Rei Engavetado

- Zugzwang

- Intermediário

Nenhum comentário:

Postar um comentário